domingo, 3 de maio de 2015

DOMINÓ VEGETAL



1 - MATERIAL DIDÁTICO

A – Tipo: Jogo de Dominó /partes vegetais / Raiz, Caule, Folha, Fruto e Semente.

B – Conteúdo: Conceitual de Anatomia Vegetal morfologia vegetal.

C – Objetivos: O desenvolvimento desse material didático busca auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos sobre um assunto específico desenvolvido em sala de aula. Além de colaborar para a aprendizagem da matéria vista em sala de uma maneira descontraída e em pequenos grupos, o material permite ao professor esclarecer possíveis dúvidas. Diante da grande dificuldade apresentada pelos alunos na aprendizagem das partes vegetais, elaboramos uma atividade em que os alunos utilizam de perguntas e respostas para jogarem partidas de dominó. As peças desse dominó relacionam as partes vegetais: Raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.


D – Introdução: As Ciências como um todo, inclusive as Biológicas, vêm sofrendo mudanças e se adaptando aos novos tempos desde os anos de 1980, quando começaram as discussões sobre a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Com essa nova visão, não veio apenas à discussão que temas seriam abordados durante o Ensino fundamental, mas também como seriam organizados esses conteúdos de forma que houvesse integração entre eles e interdisciplinar (PINTO; UIEDA, 2008). O ensino de Ciências Biológicas, que antes era apenas abordado com o intuito de suprir curiosidades, passou a ser uma obrigatoriedade, principalmente com o avanço científico e a exigência de novos conhecimentos gerados nas últimas décadas.Durante muitos anos, no século XX, os alunos eram tratados como “depósitos de informação”, resultado de uma perspectiva de ensino por “transmissão”, em que o professor, através de uma aula expositiva, ia” acumulando” informações no aluno. Com o passar dos anos, o ensino de Ciências Naturais passou por inúmeras mudanças, influenciadas pelo avanço tecnológico, para então chegar ao que conhecemos hoje. A tendência é que agora os alunos não sejam mais vistos como “depósitos”, mas que o conhecimento seja “construído” juntamente com eles. Entretanto, as dificuldades quanto à área biológica persistem. Dificuldades essas que muitos professores não conseguem transpor, visto que ainda percebemos o uso de práticas descontextualizadas em sala de aula.
As disciplinas de Ciências e Biologia possuem conteúdos extensos o que têm causado certo desinteresse para o aluno. O ensino de Anatomia vegetal, por exemplo, exige do aluno a memorização das estruturas morfológicas das partes vegetais e estes conteúdos possuem certo grau de dificuldade para aprendizagem, principalmente se forem abordados de maneira tradicional e sem o estímulo à observação do meio circundante.

O jogo pode propiciar e estimular o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos, permitindo ao professor a ampliar conhecimentos e técnicas de ensino e desenvolver suas capacidades pessoais e profissionais, numa perspectiva de motivar nos alunos a capacidade de interagir com o conteúdo de maneira participativa. (BRASIL, 2006)

O jogo pedagógico ou didático é aquele que tem por objetivo proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (CUNHA, 1988).


E – Regras
  1. Público – Alunos do 2º ano do Ensino Médio e 7º Ano do fundamental.
  2. Quantos Jogadores - Quatro
  3. Regras - No Dominó Vegetal, segue-se a mesma regra do dominó clássico, neste caso, a diferença é que, as faces são compostas por partes vegetais, descrevendo assim os componentes de cada peça vegetal. Ao começar o jogo o jogador deve seguir adicionando peças que possuam semelhante nomenclatura ou imagem.O jogo é composto de 28 peças, construído a partir de materiais recicláveis (caixas de fósforos longos vazias). Além disso, dentro de cada peça do domino existem cartões contendo curiosidade sobre parte vegetais que serão visualizada pelos jogadores antes da jogada.


F- Modo de Confecção 

1) 28 caixas de fósforos longos 



2) 28 cartões contendo imagens de partes vegetais







3) 28 cartões brancos para forrar o lado de cima das caixas






4) 49 cartões contendo curiosidades sobre plantas, raiz, caule, folha, fruto flor e semente.









5) Jogo pronto



G- Análise do Jogo

    A aplicação desse jogo em sala de aula mostrou que, se a atividade for bem coordenada pelo professor, há um aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem do assunto trabalhado. Além de ser um material didático que facilitaria o estudo de Biologia, esse dominó pode contribuir para a melhora da convivência entre os alunos, sendo uma atividade que exige o trabalho em grupo.

H – Modo de divulgação 

Blogger <bioprofeder.blogspot.com.br>


J - Referencias Bibliográficas:



BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio:Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília:MEC/SEB, 2006.

CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE, 1988.



PINTO, TamaraLeiteFerreira; UIEDA, VirgíniaSanches. Invertebrados–caracteres morfológicos,fisiológicos e ecológicos:produção de material didático para o ensino fundamental.In: PINHO, Sheila Z. de; SAGLIETTI, José Roberto C. (Org.). Núcleo de Ensino: artigos de projetos realizados em 2006. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p. 505-512. (v.1). 


3 comentários: